Blog criado pelos cerimoniários Felipe de Queiroz Souto e Gustavo Maranha, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Americana, Diocese de Limeira, São Paulo.
Nosso objetivo é levar a Palavra de Deus e as notícias da Santa Igreja!
Que a Paz de Cristo, Luz do mundo, esteja com você!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Te Louvo em Verdade

Não desanime na hora da tempestade

No Evangelho de São Mateus há um fato muito interessante: após a multiplicação dos pães, Jesus despediu os apóstolos e foi rezar no alto do monte. O barco em que eles estavam se agitava numa grande tempestade. Os discípulos estavam apavorados... Quando de repente viram alguém caminhando sobre o mar: era o Messias.

Não imaginando que fosse Jesus, eles ficaram ainda mais amedrontados e soltando gritos de terror: "É um fantasma!" Mas logo o Senhor lhes disse: “Confiança, sou Eu, não tenhais medo” (Mt 14,27).
Muitas vezes, nossa vida é agitada pelas tempestades e nós nos desesperamos, porque nos falta confiança. Precisamos ter confiança cega em Deus, na certeza de que o Seu socorro não falta.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Obediência a Deus é caminho de crescimento e liberdade

“Escute meu filho, minha filha” (Pr 1,8), Jesus está chamando você: “Vem e segue-me”. Obedeça e responda “sim”!
A obediência é, antes de tudo, uma atitude filial. É aquele tipo particular de escuta que só mesmo o filho pode prestar ao pai, porque está iluminado pela certeza de que ele só pode ter coisas boas a dizer e a dar ao filho. Uma escuta baseada na confiança paterna permite ao filho acolher a vontade do pai, certo de que esta será para o bem. Isto é imensamente mais verdadeiro em relação a Deus.

Força e Vitória

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A arte da oração

Rezar é um ato natural, um capítulo da antropologia, exatamente porque o ser humano tem uma abertura congênita para o transcendente, o divino. Rezar é também um ato de justiça para com nossa alma, pois a oração é expressão do espírito, da alma, do coração. É também um ato de justiça em relação a Deus. “Nele somos, vivemos e existimos” (Atos dos Apóstolos 17, 28).

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mensagem do Papa para Quaresma de 2012

Boletim da Santa Sé




«Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras»
(Heb 10, 24)


Mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma de 2012


Irmãos e irmãs!
A Quaresma oferece-nos a oportunidade de refletir mais uma vez sobre o cerne da vida cristã: o amor. Com efeito este é um tempo propício para renovarmos, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, o nosso caminho pessoal e comunitário de fé. Trata-se de um percurso marcado pela oração e a partilha, pelo silêncio e o jejum, com a esperança de viver a alegria pascal.
Desejo, este ano, propor alguns pensamentos inspirados num breve texto bíblico tirado da Carta aos Hebreus: «Prestemos atenção uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras» (10, 24). Esta frase aparece inserida numa passagem onde o escritor sagrado exorta a ter confiança em Jesus Cristo como Sumo Sacerdote, que nos obteve o perdão e o acesso a Deus. O fruto do acolhimento de Cristo é uma vida edificada segundo as três virtudes teologais: trata-se de nos aproximarmos do Senhor «com um coração sincero, com a plena segurança da » (v. 22), de conservarmos firmemente «a profissão da nossa esperança» (v. 23), numa solicitude constante por praticar, juntamente com os irmãos, «o amor e as boas obras» (v. 24). Na passagem em questão afirma-se também que é importante, para apoiar esta conduta evangélica, participar nos encontros litúrgicos e na oração da comunidade, com os olhos fixos na meta escatológica: a plena comunhão em Deus (v. 25). Detenho-me no versículo 24, que, em poucas palavras, oferece um ensinamento precioso e sempre atual sobre três aspectos da vida cristã: prestar atenção ao outro, a reciprocidade e a santidade pessoal.

"Quaresma é um tempo de decisões maduras", disse o Papa


O Papa Bento XVI interrompeu hoje o ciclo de catequeses sobre a oração, no qual ele iniciou uma série de discursos sobre a vida de oração de Jesus, para dedicar-se ao tema da Quaresma, tempo liturgíco que inicia-se hoje, 22, com celebração da Quarta-feira de Cinzas.

O Santo Padre fez uma reflexão sobre os quarenta dias propostos pela Igreja para que cada cristão mortifique o corpo e santifique o coração. O Papa também trouxe uma visão mais abrangente deste tempo que prepara os fiéis para a Páscoa.

"(...) um período suficiente para ver as obras de Deus, um tempo no qual é necessário decidir-se e a assumir as próprias responsabilidades. É um tempo de decisões maduras", enfatizou.

O Pontífice fez um itinerário explicativo fazendo uso de alguns trechos da Escritura para explicar o significado do número quarenta na história de salvação do povo de Israel.

"Com este recorrente número de quarenta é descrito um contexto espiritual que permanece atual e válido, e a Igreja, exatamente mediante os dias do período quaresmal, mantém o perdurante valor e os tornam a nós presente a eficácia", salientou.

Por fim, o Santo Padre propôs um caminho quaresmal a todos os cristãos baseado no seguimento de Cristo a caminho do Calvário.

"Queridos irmãos e irmãs, nestes quarenta dias que nos conduzirão à Pascoa podemos encontrar nova coragem para aceitar com paciência e com fé todas as situações de dificuldade, de aflições e de prova, na consciência que das trevas o Senhor faz surgir um dia novo", afirmou.


Mirticeli Medeiros
Da Redação
Canção Nova

Campanha da Fraternidade sobre saúde pública será aberta na Quarta-feira de Cinzas



O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, abre, na Quarta-feira de Cinzas, 22, às 14h, na sede da Conferência, em Brasília (DF), a Campanha da Fraternidade-2012. O tema proposto para a Campanha deste ano é  “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, tirado do livro do Eclesiástico.
O ministro da saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha, confirmou sua presença. Além dele, participarão do ato de abertura da CF o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos; o Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança e membro do Conselho Nacional de Saúde, Clovis Boufleur, e o cirurgião e membro da equipe de assessoria da Pastoral da Saúde do Conselho Episcopal Latino-americano, André Luiz de Oliveira. O ato é aberto à imprensa.

A CF-2012 tem como objetivo geral “refletir sobre a realdiade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobiliza por melhoria no sistema público de saúde”.

Realizada desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza todas as comunidades catóilcas do país e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. São produzidos vários materiais para uso das comunidades com destaque para o texto-base, produzido por uma equipe de especialistas.

A Campanha acontece durante todo o período da quaresma que, segundo o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, “é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado”.
SEX, 17 DE FEVEREIRO DE 2012  POR: CNBB


É proibido ajoelhar-se durante a consagração?

Vídeo do Padre Paulo Ricardo fala sobre ajoelhar-se durante a consagração das oferendas, confira aqui no Blog na página Vídeos, Clique aqui!

Significado da Cerimônia de Quarta-feira de Cinzas


A Igreja nos indica, nas orações recitadas por seus ministros, o significado da cerimônia das Cinzas: “Ó Deus, que não quereis a morte do pecador mas a sua conversão, escutai com bondade as nossas preces e dignai-vos abençoar estas cinzas que vamos colocar sobre as nossas cabeças. E assim reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova à semelhança do Cristo ressuscitado”. É, pois, a penitência que a Igreja nos quer ensinar pela cerimônia deste dia.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Quaresma!

Uma quaresma se aproxima de nós, ela vem muda, parece que ninguém esta interessado, mas tenha certeza que Deus vai te renovar neste tempo, espere n'Ele!!!
Falta 13 minutos para o novo tempo litúrgico!!!

Festa da Cátedra de São Pedro

"Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está no céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus".

Confira...

Irmãos e Irmãs unidos em Cristo Jesus, a Paz esteja com vocês!
Confira as novidades do blog hoje!

Evangelho do dia - Santo Evangelho
Santo do dia - Santos
Quaresma, tempo de Jejum e Penitência! - Dogma
Quaresma - Vídeo - Vídeos

Entrem no Chat do nosso blog!!!
Vamos conversar sobre o nosso dia, sobre Jesus, sobre a Igreja!!!
Todo assunto é bem-vindo quando Deus está nele!!!
Clique aqui e vá direto ao chat!!!

Ouça música por Veni Emmanuel!
Clique aqui!

Entre na página Veni Emmanuel no Facebook!
Clique aqui!

Entre em contato conosco por:
adcordei@hotmail.com


                                              AD COR DEI!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Nomeado o Grão-Chanceler da PUC-Campinas e Arcebispo da Arquidiocese de Campinas

Na manhã desta quarta-feira, dia 15, o Papa Bento XVI nomeou Dom Airton José dos Santos como Arcebispo da Arquidiocese de Campinas. Dom Airton passará a ser o Grão-Chanceler da PUC-Campinas.


Dom Airton torna-se o 7º Bispo e 5º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas, sucedendo Dom Bruno Gamberini (2004-2011). Atualmente, o Arcebispo atuava na Diocese de Mogi das Cruzes. 
De acordo com o Código de Direito Canônico (Cân. 382, § 2), a partir da nomeação o Bispo diocesano deve tomar posse de sua diocese dentro do prazo de dois meses após receber os documentos apostólicos. Assim, neste período, será definida a data da Solenidade de Posse de Dom Airton.


Texto - Puc Campinas - Notícias

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Bento XVI na Missa com os novos cardeais: "a Igreja é como que uma janela, o lugar onde Deus Se faz próximo, vem ao encontro do nosso mundo”


“A Igreja não existe para si mesma, não é o ponto de chegada, mas deve apontar para além de si, para o alto, acima de nós. A Igreja é verdadeiramente o que deve ser, na medida em que deixa transparecer o Outro – com o “O” grande – do qual provém e para o qual conduz. A Igreja é o lugar onde Deus «chega» a nós e donde nós «partimos» para Ele; a este mundo que tende a fechar-se em si próprio, a Igreja tem a missão de o abrir para além de si mesmo e levar-lhe a luz que vem do Alto e sem a qual se tornaria inabitável.”

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval, o avesso dos ponteiros!

Cristo nos ilumine!
Estando a três dias do Carnaval, a festa já começa, desfiles pelas principais avenidas da cidade, festas de 3 dias com os amigos, e os pulos de alegria do pessoal para este evento que hoje em dia é banal.
Será coincidência ou proposital que o carnaval se encontra no dia anterior da Quaresma, é um tanto quanto proposital, até porque os povos de antigamente celebravam esta festa com muita folia, jogando ovos, leite, farinha uns aos outros, celebrando assim a "Festa da Carne" pois eles estavam a espera de um tempo de muita reflexão, a Quaresma, tempo no qual não se pode muita folia por respeito ao Senhor.
Hoje em dia esta festa é um manto de bagunça e orgia, desrespeitando o próprio corpo e também um grande desrespeito a Deus, vamos viver um carnaval saudável, se reúna com os amigos, parentes, dê uma festa, ou vá viajar rever alguém! Só não se esquece da Santa Missa na Quarta-Feira, a famosa Missa de Cinzas, qual abre o tempo da Quaresma! Vamos viver um Carnaval Cristão!
Felipe de Queiroz Souto
                                                                                AD COR DEI!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade sobre saúde pública será aberta na Quarta-feira de Cinzas

CartazCF2012O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, abre, na Quarta-feira de Cinzas, 22, às 14h, na sede da Conferência, em Brasília (DF), a Campanha da Fraternidade-2012. O tema proposto para a Campanha deste ano é  “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, tirado do livro do Eclesiástico.
O ministro da saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha, confirmou sua presença. Além dele, participarão do ato de abertura da CF o sanitarista Nelson Rodrigues dos Santos; o Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança e membro do Conselho Nacional de Saúde, Clovis Boufleur, e o cirurgião e membro da equipe de assessoria da Pastoral da Saúde do Conselho Episcopal Latino-americano, André Luiz de Oliveira. O ato é aberto à imprensa.

A CF-2012 tem como objetivo geral “refletir sobre a realdiade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobiliza por melhoria no sistema público de saúde”.

Realizada desde 1964, a Campanha da Fraternidade mobiliza todas as comunidades catóilcas do país e procura envolver outros segmentos da sociedade no debate do tema escolhido. São produzidos vários materiais para uso das comunidades com destaque para o texto-base, produzido por uma equipe de especialistas.

A Campanha acontece durante todo o período da quaresma que, segundo o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, “é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado”.
SEX, 17 DE FEVEREIRO DE 2012  POR: CNBB

Você sabia???

Nesta 100ª postagem vamos ver quantas são as caridades da Igreja Católica pelo Mundo!

A Igreja Católica mantém na:


ÁSIA

1.076 hospitais
3.400 dispensários 
330 leprosários
1.685 asilos
3.900 orfanatos
2.960 jardins de infância

África

964 hospitais 
5.000 dispensários
260 leprosários
650 asilos
800 orfanatos
2.000 jardins de infância


América

1.900 hospitais
5.400 dispensários
50 leprosários
3.700 asilos
2.500 orfanatos
4.200 jardins de infância

Oceania 

170 hospitais
180 dispensários
1 leprosario 
360 asilos
60 orfanatos
90 jardins de infância

Europa

1.230 hospitais
2.450 dispensários
4 Leprosários
7.970 asilos 
2.370 jardins de infância


E estas são umas das obras que a Igreja de Deus realiza pelo Mundo!


                                                    AD COR DEI!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Confira...

Veja as novidades de hoje!!!

Evangelho  - Santo Evangelho
Santo - Santos
Dom de línguas, quando o Espírito toma conta - Dogma

Ouça músicas pelo blog! Clique aqui!

Envie um e-mail para adcordei@hotmail.com com criticas, sugestões, duvidas ou pedidos de oração!

                                                                AD COR DEI!
               PARABÉNS GUSTAVO MARANHA!!!

O Blog Veni Emmanuel parabeniza o cerimoniário Gustavo Maranha, pelos 15 anos de vida, que Deus Trindade possa sempre estar abençoando este Apóstolo, que ele esteja sempre disposto para ouvir a voz de Deus e caminhar doravante à Jesus, levando sempre o Evangelho da Salvação, que ele seja canal de Paz, Amor, Fé, Sabedoria, Humildade, Compaixão, Partilha e principalmente, acima de tudo ser sacrário da Santíssima Trindade! Gustavo que Deus te abençoe, que a Virgem Maria te guie, e os anjos e santos te proteja! Que o Espírito Santo seja derramado sobre você! A Paz de Jesus Cristo! - Felipe de Queiroz Souto

Esse é um dia muito especial pra você, Gustavo, e concerteza pra todos nós, é uma dádiva te termos em nossa Igreja e nas nossas vidas, você é um menino maravilhoso e merece tudo o que há de melhor nessa vida. Que nesses seus 15 anos, Deus te abençoe muito, e que consiga realizar os seus sonhos e objetivos. Que você seja muito feliz! - Letícia Pacheco

                                                                           AD COR DEI!

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Que tal heim??

Que tal fazer uma visita virtual pelo Cristo Redentor???
Confira este aplicativo que o DIA ONLINE lhe oferece!!!
Clique na imagem!!!

Nossa Senhora de Lourdes!!!

Confira as novidades de hoje!!!

História de Nossa Senhora de Lourdes - Texto - Santos

História de Nossa Senhora de Lourdes - Vídeo - Vídeos

Oração à Nossa Senhora de Lourdes - Orações



Confira também o Evangelho de hoje! Clique aqui!

Ouça músicas por Veni Emmanuel! Clique aqui!

Envie seu pedido de oração para:
adcordei@hotmail.com


         AD COR DEI!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Eae???

Pessoal oque vocês acharam do novo visual de Veni Emmanuel???
Comentem!!!

                          AD COR DEI!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Eis o Logo da JMJ!

Logo da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013!

Logo da JMJ RIO 2013!!!

Quem olhou para o corcovado ontem viu o Cristo Redentor sendo iluminado
pelas luzes coloridas, cada qual representando um continente.
Galera hoje 07/02/2011 às 20:00 será anunciado o Logo da JMJ RIO 2013, a curiosidade é de jovens do mundo inteiro, a imagem será apresentada hoje no auditório do edifício João Paulo II, na Glória , onde fica a sede do comitê, o evento irá contar com a presença de mais de 100 Bispos de todo o Brasil e mais as autoridades da sociedade!

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A Apresentação do Senhor, nosso único bem!

A liturgia da Apresentação do Senhor evidenciou os dois grandes eixos da existência de Jesus: Sua humanidade e Sua divindade. Fora apresentado o homem Jesus, com todas as suas características sócio-culturais e familiares, em Sua fragilidade de recém-nascido, na pobreza dos pais, inferiorizado – em termos religiosos – por ser galileu. No menino Jesus expressou-se a humanidade de forma irrestrita. Ele não fora poupado em nada ao aceitar encarnar-se na história humana.
A narrativa de Lucas é envolvida pelo tema da contradição. Por um lado, o evangelista acentua o empenho dos pais de Jesus de inseri-Lo nas observâncias legais. Por cinco vezes é dito que tudo era feito conforme a Lei. Porém, na profecia de Simeão, o menino será um sinal de contradição. Quem era conduzido pelos pais na observância da Lei, crescendo em sabedoria e graça, será o profeta que denunciará a opressão da Lei e a corrupção do Templo, proclamando a libertação e a bem-aventurança dos pobres. O amadurecimento no amor liberta e cria novas relações justas e fraternas entre homens e mulheres.
Fiéis às tradições religiosas do povo, Maria e José cumpriram o rito de apresentação do Filho primogênito. Esse gesto simples revestiu-se de simbolismo. Quem tinha sido levado ao Templo, mais que o Filho de Maria e José, era o Filho de Deus.
Entretanto, ao consagrá-Lo a Deus e fazendo-O, daí em diante, pertencer-Lhe totalmente, a liturgia evidenciava a divindade de Jesus. Aquele menino indefeso pertencia inteiramente a Deus, em quem Sua existência estava enraizada. Era o Filho de Deus. Por isso, no Templo, estava em Sua casa. Suas palavras e ações são manifestações do amor de Deus. Por meio d’Ele é possível chegar até Deus. Uma vez que podia ser contemplada em sua Pessoa, a divindade de Cristo fazia-se palpável na história humana. Assim se explica por que Simeão viu a salvação de Deus.
Embora esta festa de dois de fevereiro caia fora do tempo litúrgico do Natal, é parte integrante do relato natalino. É uma faísca do Natal, é uma “epifania do quadragésimo dia”.
A Apresentação do Senhor é uma festa antiquíssima de origem oriental. A Igreja de Jerusalém já a celebrava no século IV. Era celebrada aos quarenta dias da festa da Epifania, em 14 de fevereiro. A peregrina Eteria, que conta isso em seu famoso diário, acrescenta o interessante comentário de que “se celebrava com a maior alegria, como se fosse Páscoa”. De Jerusalém, a festa se propagou para outras igrejas do Oriente e do Ocidente. No século VII, se não antes, havia sido introduzida em Roma. A procissão com velas se associou a essa festa. A Igreja romana celebrava a festa quarenta dias depois do Natal.
A festa da Apresentação do Senhor celebra uma chegada e um encontro: a chegada do Salvador esperado, núcleo da vida religiosa do povo, e as boas-vindas concedidas a Ele por dois representantes dignos da raça eleita: Simeão e Ana. Por sua idade já avançada, estes dois personagens simbolizam os séculos de espera e de fervoroso anseio dos homens e mulheres devotos da Antiga Aliança. Na realidade, representam a esperança e o anseio da raça humana.
A procissão representa a peregrinação da própria vida. O povo peregrino de Deus caminha penosamente através deste tempo, guiado pela luz de Cristo e sustentado pela esperança de encontrar finalmente o Senhor da glória em Seu Reino eterno.
A vela que levamos em nossas mãos lembra a vela do nosso batismo. E o sacerdote diz:“Guardem a chama da fé viva em seus corações. Que quando o Senhor vier saiam ao seu encontro com todos os santos no reino celestial”. Este será o encontro final, a apresentação, quando a luz da fé se converter na luz da glória. Então será a consumação do nosso mais profundo desejo, a graça que pedimos na pós-comunhão da Santa Missa.
Rezemos: Por estes Sacramentos que recebemos, enche-nos com Tua graça, Senhor. Tu que encheste plenamente a esperança de Simeão. E assim como não o deixaste morrer sem ter segurado Cristo nos braços, concede a nós, que caminhamos ao encontro do Senhor, merecer o prêmio da vida eterna.
Ó Maria, Mãe de Cristo e nossa Mãe, te agradecemos pelo cuidado com que nos acompanhas ao longo do caminho da vida, enquanto te pedimos: neste dia volta a apresentar-nos a Deus – nosso único bem – a fim de que a nossa vida consumida pelo amor seja um sacrifício vivo, santo e do seu agrado. Assim seja!
Padre Bantu Mendonça