Blog criado pelos cerimoniários Felipe de Queiroz Souto e Gustavo Maranha, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Americana, Diocese de Limeira, São Paulo.
Nosso objetivo é levar a Palavra de Deus e as notícias da Santa Igreja!
Que a Paz de Cristo, Luz do mundo, esteja com você!

Dogma

Nesta página você poderá conferir os ensinamentos da Igreja, o que ela diz a respeito disso ou daquilo, o que ela ensina.

Quaresma, tempo de Jejum e Penitência!
Irmãos e Irmãs que Deus nos abençoe, e que vivamos o tempo da Quaresma com fé e fidelidade a Deus!
Irmãos e Irmãs, faltando um dia para a Quaresma, tempo no qual a Igreja vivência os quarenta dias que Jesus passou no deserto sendo atentado por satanás, um tempo litúrgico de total reflexão e penitência, tempo que Deus espera muito de nós, Ele espera que nós nos convertamos, acreditemos mais, façamos penitência para nos aproximar do infinito Amor Divino, para vencermos as tentações, vencermos os espíritos malignos, vencermos todo tipo de mal, com coisas fundamentais para nossa vida, que são, a Fé, a Esperança, o Jejum, a Penitência, a Eucaristia, a Missa, a Oração, os Sacramentais, enfim tudo oque nos aproxima de Deus nos distância do maligno!
Vamos nesta Quaresma olhar para nós, para nossa vida, para nossa casa, para nossos vizinhos, para nossa comunidade, para nosso local de trabalho ou de estudo. Como eu sou? Como eu me comporto? Será que eu levo Deus onde eu vou? Será que eu sou um Sacrário Vivo da Santíssima Trindade? (Faça agora essas perguntas para você, reflita no seu coração). Vamos renovar nossa vida em Deus! Vamos renovar nossa identidade de Cristãos! Nesta Quaresma vamos na Santa Missa todo o Domingo, vamos nos reconciliar com a Trindade, Deus nos quer bem, nos quer ao lado d'Ele! E a Quaresma é o tempo certo para acontecer esta reconciliação, é esse tempo de meditação e aproximação com Deus.
Para que nós vivamos melhor a nossa afinidade com Deus, que tal fazermos uma penitência durante a Quaresma? Você pode escolher algo que goste muito e ficar esses quarenta dias sem usufruir dele, é um tanto quanto difícil mais não é impossível! Ou alguma tentação que você passa. algum vício, tente ficar a Quaresma sem ele, e você notará mudanças radicais na sua vida, por que é Deus quem te renova! Vamos ficar também todas as Sextas-Feiras sem consumir carne vermelha, principalmente a Sexta da Paixão, e passar esta Quarta-Feira de Cinzas em penitência da carne? Podemos também fazer jejum nas sextas, mas lembre-se, não coloque metas que você sabe que não pode concluir!
A Igreja no Brasil, através da CNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), nos trás para esta Quaresma a Campanha da Fraternidade tendo como Tema: Fraternidade e Saúde Publica e como Lema: Que a Saúde se difunda sobre a Terra (cf. Eclo. 38,8), com o objetivo de levar mais Saúde a todos que necessitam, dando melhorias na parte de Saúde Pública, nós podemos ajudar nesta campanha participando da Pastoral da Saúde na nossa Paróquia, fazendo visitas aos enfermos e rezando sempre!
Abaixo teremos uma lista dos Dias Santos da Quaresma, aprenda mais sobre eles!

Quarta-Feira de Cinzas (Roxo)


Este dia inicia o tempo da Quaresma, abre os quarenta dias de reflexão que nós Cristãos Católicos devemos respeitar e seguir, abaixo esta algumas tarefas básicas para este dia Santo!

  • Fazer penitência da carne;
  • Ir a missa de Cinzas;
  • Dar início a sua penitência quaresmal.






1º, 2º, 3º, 4º e 5º domingo da Quaresma (Roxo)




Esses domingos da Quaresma, são dias que devemos renovar nossa fé e penitência no Senhor, neste tempo forte que vamos vivenciar, nestes dias não se canta Glória durante a missa, não só nesses domingos mais por todo o Tempo Quaresmal!





Domingo de Ramos (Vermelho)



Dia qual a Igreja celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, assim como diz no Evangelho, Cristo montou num burrinho e foi até Jerusalém, lá foi saudado pelo povo com Ramos, reconhecendo ali que Ele é o Senhor!
Neste dia o Padre abençoa os Ramos para que os fiéis levem os para a casa, ao fim de pedir a proteção divina, algumas pessoas queimam estes Ramos, já outros levam ervas, e então fazem um chá desta.




Via Crucis (Roxo)


A Via Crucis ou Via Sacra, é a celebração em que é realizada um procissão pelas ruas da cidade, em que celebramos o Caminho do Calvário, por onde Jesus passou até chegar a Gólgota (Lugar da Caveira) onde ia ser crucificado, essa procissão é composta por 15 estações, quando termina a procissão os fiéis são dirigidos até a Igreja para a consagração das oferendas e receber o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo.





Tríduo Pascal, os três dias é uma única missa(Quinta, Sexta e Sábado)


Quinta-Feira Santa, Lava pés, Ceia do Senhor(Branco)

A Quinta-Feira Santa, também conhecida por Missa de Lava Pés ou Ceia do Senhor, é a Missa em que toda a Igreja celebra a Santa Ceia, onde Jesus abençoa as oferendas e institui a Eucaristia, é também neste dia em que é celebrado o Lava Pés, onde Jesus lavou os pés de seus discípulos. Logo no final da celebração o Santíssimo Sacramento caminha pela Igreja até o Sacrário, onde todos se ajoelham para adoração, e Jesus fica ali até o dia seguinte.


Sexta-Feira Santa, Sexta da Paixão, Morte de Jesus(Vermelho)


Dia de Jejum e Abstinência, a Igreja celebra nesse dia a morte de Nosso Senhor, toda a Igreja entra em silêncio absoluto, é a Igreja de Deus que está de luto, pois nosso Senhor foi crucificado e morto pela mão dos homens, neste dia todos devemos ir na Hora Santa, pela manhã, para adorar Jesus, na tarde vamos até o Templo para a celebração, para a adoração a Santa Cruz, para vermos nosso Deus crucificado, se na sua comunidade tiver algum outro evento como o Ofício das Trevas é importantíssimo que você participe, lembre da abstinência de carne neste dia.
(Não tem missa na Sexta-Feira Santa, somente celebração)

Sábado Santo, Sábado de Aleluia, Vigília Pascal(Branco)



No Sábado de Aleluia a Igreja Católica celebra a Vigília Pascal, a espera da Ressurreição de Cristo Jesus, neste dia é aceso o Círio Pascal, que representa Jesus, o Círio fica aceso durante todo o Tempo Pascal que termina em Pentecostes, e é reaceso em missas solenes e batismos, também neste dia é de preferência que se realize um batismo adulto.






                    
                      Domingo de Páscoa, a Ressurreição de Cristo(Branco)


Neste dia, como todos sabem, celebramos a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, Aquele que desceu até a Mansão dos Mortos e Ressuscitou ao Terceiro Dia, agora Ele venceu o pecado e a morte, agora Ele está Vivo, Ele saiu do sepulcro e está no meio de nós, não sejamos como São Tomé, vamos crer que Ele ressuscitou sem precisar tocar! O Ressurrecto está conosco, Ele venceu! As tentações que passamos durante a Quaresma foi vencida por Jesus!

Obs.:As cores entre parênteses representa a cor litúrgica de cada dia, lembrando que a cor litúrgica da Quaresma é o Roxo, cor que expressa penitência, reflexão, jejum, espera.

Vamos viver uma Quaresma Santa com a Graça de Deus!

Felipe de Queiroz Souto

O Dom de Línguas, quando o Espírito toma conta!
A Paz de Deus irmãos e irmãs!
Irmãos e irmãs, calma não falaremos de espíritos e sim do Espírito Santo, tenho certeza que todos já ouviram falar no dom de línguas ou sobre a língua dos Anjos, muitos (como eu), tem a curiosidade de saber mais sobre o assunto, então vamos estudar a base, para entendermos o dom de línguas!
O primeiro dom do Espírito a se manifestar foi o de línguas, em pentecostes, estava Maria e os doze apóstolos quando desceu o Espírito de Deus sobre eles, fazendo com que orassem em línguas estranhas que não era deste mundo, alguns interpretaram o conhecimento e diziam  "Eles louvam a Deus, estão cantando as glórias de Deus, e nós estamos entendendo com o coração" já outros que que estavam ali curiosos, zombavam, brincavam e dizia que eles estavam bêbados, foi ai que Pedro explicou : "Não estamos bêbados; pelo contrário, está se cumprindo a profecia de Joel".
Então oque é esse dom? Quando somos batizados pelo Espírito Santo, o nosso coração se enche de oração, se manisfestando ali o Amor do Eterno Deus, isso ocorre porque o Espírito Santo esta em ligação com Deus Pai e Deus Filho, a oração é a comunicação entre Pai e Filho, o Filho que fala ao Pai e o Pai que fala ao Filho, a beleza da intimidade dentro da Trindade é feita pelo Espírito Santo, que é oração, que é a ligação entre Deus e nós.
Movemos nossas cordas vocais,nossa boca, língua e geramos sons, mas o CONTEÚDO vem do Espírito, da minha inteligência? Não, da INTELIGÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO!Daí soa de nossa bocas a voz que não parte diretamente do homem, mais sim do Espírito, pois Ele toma conta do nosso ser, você não sabe oque, como, quando, simplesmente em um contato profundo com Deus o Espírito plaina sobre você, e então é quando sua língua se solta, e então começa a falar gemidos inexplicáveis assim como diz São Paulo em sua carta aos Romanos capítulo 8, versículo 26: "Do mesmo modo, também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza, pois não sabemos rezar como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." . Ou seja "gemidos inexprimíveis' quais não podemos interpretar, a não ser que Deus nos de esse dom, de interpretação de línguas, o Espírito age em nós ensinando nos a rezar, quando vamos pedir por alguém em nossas orações, nós não sabemos oque a pessoa passa, e é ai que o Espírito Santo vai falar, vindo em nosso auxílio.
E é por ai que vem o dom de línguas, pois não sou eu que estou rezando e sim o Espírito Santo que ora dentro de mim, fazendo com que eu solte a língua para pronunciar gemidos inexplicáveis!
Espero ter ajudado, que agora saibamos melhor sobre este dom, se abra para Deus e permita que o Espírito Santo deite sobre você, para que possa então repousar no Espírito!


"Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas" 
Marcos 16:16-17


Felipe de Queiroz Souto


Batismo, a fonte da vida nova!
Cristo Rei da Vida!
Hoje celebramos o Batismo do Senhor, então vamos ver mais sobre este grande sacramento, que sem ele não somos filhos de Deus.
O Batismo existe para nos tornar filhos e filhas de Deus, Adão e Eva não respeitaram o Todo-Poderoso então foram expulsos do Paraíso, e eles seriam pecadores e seus filhos também, ou seja nós também, nascemos com a mancha do pecado original, e o batismo retira isso, retoma a nossa amizade com Deus.
O Próprio Jesus Cristo instituiu o Batismo, João batizava com água, portanto ainda não era sacramento, mas quando Cristo entra no Rio Jordão, santificando aquelas águas, e o Espírito Santo desce sobre Ele em forma de pomba e vem uma voz que diz "Este é meu Filho bem amado, em que pus minhas complacências", depois Jesus confirma o Batismo quando diz "Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."(Mateus 3, 13)
O Batismo nos dá os dons do Espírito Santo, assim como o temor a Deus, o conselho, a ciência, a sabedoria, o entendimento, a fortaleza, a piedade, também tantas outras virtudes que vem de Deus, ele apaga o pecado original, apaga os outros pecados, nos dá o caráter de cristão, nos torna filhos de Deus, membros da Igreja Católica e herdeiros do Paraíso, também ele nos torna capazes de recebermos os outros sacramentos.
A pessoa deve ser batizada quando criança, pois se algo acontece ela tem o direito do Céu. Geralmente os protestantes não batizam as crianças, pois Cristo foi batizada já adulto, mas Cristo já era Filho de Deus, e o batismo d'Ele foi mais simbólico, para mostrar que nós também devemos ser batizados, a pessoa não se torna membra do Céu sem o batismo, e queremos nos tornar Filhos de Deus, e estar livres do pecado original, logo! A criança por mais que não tenha o entendimento para aceitar Deus, ela deve receber o sacramento, os pais e padrinhos são aqueles que respondem por ela, a educando na fé em Jesus, mais tarde quando a criança completa 14 anos de idade, ela pode fazer o crisma, ai já não é mais os padrinhos, mais sim ela, que diz o SIM a Deus Trino!
A Igreja Católica reconhece o batismo nas outras religiões, desde que sejam cristãs!
Veja abaixo as religiões que o batismo é aceito, duvidoso e negado pela Igreja Santa!


  1. Batismos Aceitos:
  • Igreja Ortodoxa
  • Igreja Vétero-católica
  • Igreja Anglicana
  • Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
  • Igreja Evangélica Luterana do Brasil
  • Igreja Metodista

     2.  Batismos em Igrejas que não valorizam tanto este sacramento, portanto aceito, quando a pessoa for batizada, não é lícito rebatiza-lá: 

  • Igrejas presbiterianas
  • Igrejas Congregacionalistas 
  • Igrejas batistas
  • Igreja adventistas
  • A maiorias das Igrejas pentecostais (Congregação Cristã no Brasil, Quadrangular, Assembléia de Deus, Deus é Amor, Brasil para Cristo)
  • Exército da Salvação
      3.  Batismos Duvidosos, deve se realizar outro batismo:

  • Igreja Pentecostal Unida do Brasil
  • Igreja Brasileiras
  • Mórmons
     4.  Batismos, com certeza inválidos:

  • Testemunhas de Jeová
  • Ciências Cristã
  • Espiritismo
Bem espero ter ajudado!
PAX!

Felipe de Queiroz Souto


Ateísmo

Irmãos e Irmãs, a Luz de Cristo nos ilumina!
Símbolo ateu.
Hoje, vou falar sobre o ateísmo, o ateu, mas a final, o que é ser ateu?Oque é ateu?
Bem, a palavra ateu exprime negação ao Deus, e o termo ateu vem do prefixo grego "a-" que significa ausência, e da palavra grega theos que é divindade, sendo ateu, aquele que tem a ausência de Deus, portanto aquele que não crê em divindade alguma.
Portanto ser ateu é não crer em Deus, mas há um impacto com muitos ateus, que os leva a crença no demônio, mas como aquele que se professa ateu, pode crer na existência do maligno?O próprio demônio acredita em Deus, até por que como diz a lenda, Satanás era um Anjo Divino, perfeito, porém devido a cobiça de poder, querendo se igualar ao Supremo, ele é mandado para o inferno.Então não se pode ser ateu e crer no demônio, pois de um modo você teria um "deus", qual seria o maligno, isso seria mais voltado para o satanismo, mais afinal se ateu não crê em Deus, qual é o sentido da vida para eles, pois, qual vida tem sentido se não tem Deus?
Nenhuma!
Eles dizem que Deus não existe, mas qual a prova disso?Não há, vamos pegar a Bíblia e conferir, ou até se não crer na Palavra de Deus, vamos olhar para a própria Igreja Católica, se a mão de Deus não estivesse ali, não haveria Igreja, pois por meio de tanta tribulação ela está viva, Deus não permitiria a sua existência durante 2000 anos, e nem o próprio demônio construiria uma Igreja tão vasta para anunciar a Palavra de Deus, querendo levar as pessoas até ele, o diabo não é trouxa, mas para termos a certeza da existência de Deus, temos que ter uma experiência profunda com Ele!
Meu irmão ateu, se você está lendo isso, saiba que Deus te ama, e Ele quer a sua conversão, pois como diz a Palavra, terá mais festa no Céu quando um pecador se converte, do que 1000, 10000 homens já convertidos.Se abra para Deus, deixe que o Espírito Santo deite sobre você e te use, sendo tu, um instrumento da Paz de Deus!
Irmão ateu, venha fazer parte desta família Cristã Católica!
Hoje Deus quer te renovar, te abençoar!


Felipe de Queiroz Souto

Igreja Católica e Igreja Ortodoxa, você sabe qual a diferença???

Irmãos e Irmãs, Cristo reina!!!
Eai, você sabe qual a diferença entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa???
Igreja Católica, Vaticano, Praça de São Pedro.

Elas não tem muitas diferenças, porém as que tem são bem críticas, mas quem sabe um dia elas não se unem novamente, é oque esperamos!
As duas Igreja eram unidas até o ano de 1054, participando as duas da mesma comunhão, mais havia aqueles que não aceitavam tais coisas na Igreja, foi ai então que se dividiram, no chamado Cisma do Oriente, tomando cada uma o seu rumo, a Igreja Católica passou a ser conhecida por Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja de Roma, Igreja Ocidental, já a Igreja Ortodoxa, é conhecida como Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, Igreja Ortodoxa, Igreja Oriental  e etc.
Igreja Ortodoxa Russa, Catedral do Cristo Salvador.
A Igreja Católica Romana, é comanda pelo Papa, que o atual hoje é Bento XVI, que é a cabeça visível da Igreja, o Santo Padre é guiado pelo Espírito Santo, ele é infalível, e Cristo é o Sumo Sacerdote, a cabeça invisível da Igreja. Já na Igreja Oriental como ela é dividida, por exemplo, Igreja Ortodoxa Russa, Igreja Ortodoxa Polonesa, Igreja Ortodoxa Sérvia, enfim, cada patriarca cuida da sua Igreja, porém todas estão em comunhão uma com a outra, a fé, o credo é o mesmo.
Hoje em dia as duas Igreja tem contato uma com a outra, mais infelizmente pode estar longe o dia delas se unirem novamente.
Você sabia que Católico Romano pode comungar na Igreja Ortodoxa?
É verdade, Cristo também se faz carne e sangue ali, então eu posso comungar também na Igreja Oriental.

Abaixo você irá conferir uma lista das diferenças em as Igrejas:


  • Primazia e Infalibilidade Papal - Igreja Católica Romana.
  • Espírito Santo - Na Igreja Ocidental Ele parte do Pai e do Filho, já na Igreja Oriental ele parte somente do Pai.
  • Juízo Particular - Pregado pela Igreja Católica Romana, e não aceito pela Igreja Oriental, consequentemente ela não acredita no purgatório, porém as duas acreditam no Juízo final.
  • Indulgências - Não aceito pela Igreja Oriental, pregado pela Igreja Romana.
  • Imaculada Conceição de Maria - Para os ortodoxos Maria foi concebida com o pecado original, já a Igreja de Roma sempre defendeu o contrário, definido como dogma por Pio IX, em 1854.
  • Eucaristia - Pregado nas duas Igrejas.
  • Missa - Os ortodoxos utilizam o ritual emposto por São João Crisóstomo, portanto válida, mais ilícita, pela separação com o Papa.
  • Na Igreja Ortodoxa é realizada a consagração do pão e do vinho no prefácio da missa, e não no Canon, como na Igreja de Roma.
  • Ícones - Aceito pela Igreja Oriental somente nos Templos.
  • Os ortodoxos não comemoram Corpus Christi, Sagrado Coração de Jesus, cerimônia da Via Crucis, o culto do Imaculado Conceição de Maria, rosário entre outros.
  • Os sacerdotes ortodoxos podem optar entre Matrimônio e Celibato, porém quando vão escolher os Bispos eles preferem os celibatários.Já na Igreja Ocidental é obrigatório para todo sacerdote.
  • Quaresma - Católica: 40 dias, Ortodoxos: 47 dias.
  • Cruz - Católicos: Contém uma barra horizontal, Ortodoxos: Contém três barras horizontais.
  • Natal - Católicos: 25 de Dezembro, Ortodoxos: 07 de Janeiro.
Papa Bento XVI com o Patriarca de Constantinopla Bartolomeu I, em Roma
Enfim, apesar das igualdades, as diferenças são críticas, e para a participação plena de uma só comunhão precisa de uma grande conversão.
Shalon Adonai!

Felipe de Queiroz Souto




Natal!
Irmãos e irmãs Deus ama-nos sem fim!
Faltando apenas 3 dias para o Natal do Senhor, vamos fazer uma breve reflexão sobre o tempo!
O Natal, infelizmente hoje virou muito comercio, em que as pessoas esquecem do aniversariante, que é Jesus Cristo, Filho de Deus!
Como Jesus nasceu?
Pelas Sagradas Escrituras, um Anjo, chamado Gabriel (Mensageiro de Deus), foi enviado a uma a Nazaré, onde morava uma Virgem, chamada Maria, prometida em casamento com José, o Anjo contou a Maria que Deus escolheu ela, como a Mãe do Salvador, ela confusa, questiona o Anjo, coo isso aconteceria se ela não conhecia homem algum, e o Anjo respondeu que o Espírito Santo repousaria sobre ela.
Confira o Evangelho:
26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, 
prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. 
Lucas 1,26-38
Chegando no dia do nascimento, José e Maria vão para Belém, cidade de José, lá não encontram pousada alguma, então o Filho de Deus nasceu numa manjedoura, cercada por animais, pastores, moradores.
Confira no Evangelho:
Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra.
Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria.
Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade.
Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi,
para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida.
Estando eles ali, completaram-se os dias dela.
E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.
Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite.
Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.
O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo:
hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.
Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.
E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia:
Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência {divina}.
Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou.
Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura.
Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. 
Lucas 2:1-17
Então numa manjedoura nasce Jesus, mostrando que devemos ser humildes a partir daí!Pois até Deus se humilhou e se fez homem!
Papai Noel, existe?
Bem, é claro que não, mas da onde surgi esta lenda?
São Nicolau, século III, no ano de 275, em Pátara, na Ásia Menor, nasceu um menino chamado Nicolau, muito amado pelos cristãos, filho de pais ricos, Nicolau se tornou sacerdote na diocese de Mira, onde evangelizou os pagãos, ele amava muito os pobres, estava sempre doando dinheiro, uma vez Nicolau soube de três moças, sem dinheiro para o casamento, onde o próprio pai influenciou elas a prostituição, o santo então jogou pelo janela da casa das moças três sacos, com o dinheiro suficiente para cobrir os dotes do casamento. São Nicolau, se vestia com uma fantasia, e levava presentes para as crianças em dezembro, no Norte da Europa.Nicolau morreu em 324.
Saiba mais sobre São Nicolau, clique aqui!
Portanto Papai Noel não existe, é apenas uma lenda influenciada pela história de São Nicolau de Mira!
Que Deus abençoe!

 Felipe de Queiroz Souto.
A Igreja Una e Santa, a Igreja Católica!


Irmãos e Irmãs, a paz de Jesus Cristo, Filho de Deus!
Estou aqui hoje para falar da Santa Igreja, Ela que é Imaculada, totalmente sem pecado!
A Igreja Católica Apostólica Romana, é sem duvidas a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois Ele próprio diz a Pedro:
"Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."

Mateus 16,17-19

Nesta palavra acima esta bem claro que Cristo coloca Simão como a Pedra que iria sustentar a Igreja, ou seja, ele iria fazer com que a Igreja crescesse, e junto a Paulo de Tarso, famoso  São Paulo, foram eles erguendo a Igreja lá no princípio, tendo Pedro como o primeiro Papa.
Ainda exitem aqueles que dizem não, falam que Jesus não fundou Igreja alguma e que isso é uma má interpretação da Igreja Católica, porém ao afirmar isso, eles colocam o próprio Jesus como mentiroso, também tem aqueles que dizem que a Santa Igreja era a Igreja de Cristo no princípio, mas devido sua "perdição" ela deixou de ser a Igreja de Deus, mas basta conferir  o Evangelho:

"Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" Mateus 28, 20


Pois bem, Jesus diz estar conosco até a consumação dos século, portanto estará com sua Igreja até o fim do Mundo, ou seja, para sempre!
Não adianta as críticas contra a Igreja Católica, dizendo que ela é pecadora ao invés de Imaculada, dizendo que ela é uma manto de perdição, pois existe padres pedófilos, "adoração a imagens", a realização das cruzadas e tudo mais, por princípio, a Igreja não adora imagem alguma, pois sabe que isso é pecado, ela apenas venera a pessoa que aquela imagem representa, sendo esta uma "janela para Deus", já a questão das cruzadas e pedofilia, não é a Igreja quem está pecando pois ela é intacta, mais sim o clero, pois ela é constituída por pecadores, por homens, a barreira de Igreja passa dentro do sacerdote, e muita coisa nele ainda não é santa, não é Igreja, e não é por isso que nós devemos deixar de ir a Igreja, deixar de rezar.
A Igreja Católica é o corpo de Jesus Cristo, o chamado Corpo-Místico, onde Jesus é a cabeça invisível e o Papa a cabeça visível de Jesus, devido a isso o Papa é infalível!
Jesus está com sua Igreja até o fim do mundo! E a maior prova disso para nós é a Eucaristia, o bem mais precioso da Igreja!
A PAZ IRMÃOS E IRMÃS!

 Felipe de Queiroz Souto
Ressurreição

Ressurreição de Cristo

A Ressurreição de Jesus é a verdade culminante da nossa fé em Cristo e representa, com a Cruz, uma parte essencial do Mistério pascal. Para além do sinal essencial constituído pelo túmulo vazio, a Ressurreição de Jesus é atestada pelas mulheres que foram as primeiras a encontrar Jesus e o anunciaram aos Apóstolos. A seguir, Jesus «apareceu a Cefas (Pedro) e depois aos Doze. Seguidamente, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez» (1 Cor 15,5-6) e a outros ainda. Os Apóstolos não teriam podido inventar a Ressurreição, uma vez que esta lhes parecia impossível: de facto, Jesus repreendeu-os pela sua incredulidade. Embora seja um acontecimento histórico, constatável e atestado através dos sinais e testemunhos, a Ressurreição, enquanto entrada da humanidade de Cristo na glória de Deus, transcende e supera a história, como mistério da fé. Por este motivo, Cristo ressuscitado não se manifestou ao mundo mas aos seus discípulos, fazendo deles as suas testemunhas junto do povo. A Ressurreição de Cristo não foi um regresso à vida terrena. O Seu corpo ressuscitado é Aquele que foi crucificado e apresenta os vestígios da Sua Paixão, mas é doravante participante da vida divina com as propriedades dum corpo glorioso. Por esta razão, Jesus ressuscitado é soberanamente livre de aparecer aos seus discípulos como Ele quer, onde Ele quer e sob aspectos diversos. A Ressurreição de Cristo é uma obra transcendente de Deus. As três Pessoas actuam conjuntamente segundo o que lhes é próprio: o Pai manifesta o Seu poder; o Filho «retoma» a vida que livremente ofereceu (Jo 10,17) reunindo a Sua alma e o Seu corpo, que o Espírito vivifica e glorifica.

Importância

A Ressurreição é o culminar da Encarnação. Ela confirma a divindade de Cristo, e também tudo o que Ele fez e ensinou, e realiza todas as promessas divinas em nosso favor. Além disso, o Ressuscitado, vencedor do pecado e da morte, é o princípio da nossa justificação e da nossa Ressurreição: a partir de agora, Ele garante-nos a graça da adopção filial que é a participação real na sua vida de Filho unigénito; depois, no final dos tempos, Ele ressuscitará o nosso corpo.


Ressurreição dos Mortos

O estado definitivo do homem não será só a alma espiritual separada do corpo, mas também que os nossos corpos mortais um dia retomarão a vida. Como Cristo verdadeiramente ressuscitou dos mortos e vive para sempre, assim Ele próprio nos ressuscitará a todos no último dia, com um corpo incorruptível: «os que tiverem feito o bem para uma ressurreição de vida, e os que tiverem feito o mal para uma ressurreição de condenação».

Nenhum comentário:

Postar um comentário